Está em alta a gourmetização de serviços no mundo dos negócios. Expressões em inglês, siglas, simbologias, entre outras inovações. O BPO Financeiro é mais uma delas. A sigla BPO representa o termo em inglês Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização. Esta prática não é nova no mundo dos negócios, pelo contrário, é uma atividade já bem consolidada nos países desenvolvidos de economia Neoliberal desde a década de 70, auge do Modelo Toyota. Aqui no Brasil a terceirização se deu inicialmente no setor público e aos poucos foi se espalhando no setor privado. É um assunto controverso no que tange a direitos trabalhistas e regulação fiscal, mas como não é o objetivo deste artigo, nos ateremos ao contexto prático. Até então a terceirização era uma atividade restrita a grandes corporações, contudo com o avanço da tecnologia novas soluções foram surgindo, e hoje pequenas e médias empresas já têm no cardápio a possibilidade de adquirirem estes serviços.
O BPO Financeiro é a terceirização do setor financeiro de uma empresa, podendo ser total ou parcial. No formato parcial o empreendedor exerce atividades financeiras que considera mais estratégicas, como análise de fluxo caixa, DRE, entre outras análises e delega ao BPO as tarefas consideradas mais operacionais, como lançamento de contas a pagar, conciliações, etc. No formato total a empresa terceirizada assume por completo a função do departamento financeiro, passando por contas a pagar, contas a receber, até a emissão de relatórios complexos.
Com o avanço da tecnologia e da conexão de internet, as empresas contratadas podem oferecer os serviços de forma remota e escalável, reduzindo assim os custos operacionais e tornando cada vez mais atrativo e acessível a pequenos negócios o serviço de BPO Financeiro.
Esse tipo de serviço permite, principalmente ao pequeno empreendedor focar nas atividades estratégicas do negócio, tendo mais tempo para desenvolver novos produtos, novos mercados e consequentemente aumentar as vendas. Também permite, no BPO total, que se tenha acesso a informações mais estruturadas sobre o seu negócio, consequentemente podendo tomar melhores decisões. Tais decisões podem ser a diferença entre a vida e a morte do negócio.
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