A conciliação bancária é sem dúvidas uma das ferramentas mais importantes para o gerenciamento financeiro de qualquer negócio, uma vez que o objetivo é identificar todas as transações que ocorreram na conta bancária, sejam elas de créditos ou débitos.
Por meio da conciliação é possível identificar quais recebimentos previstos foram efetivados, e para quem utiliza máquina de cartão e boleto é importante identificar se os valores foram creditados, além de ajudar a conferir se as obrigações foram devidamente pagas.
Como fazer a conciliação bancária:
- É indicado que a conciliação bancária seja realizada diariamente, possibilitando a identificação de todas as transações realizadas e possíveis erros de pagamentos, estornos e cheques devolvidos.
- Definida a periodicidade, é de suma importância que os lançamentos tenham algum comprovativo, como boletos e notas fiscais. No caso da Pessoa Jurídica, é de suma importância que todos os pagamentos e recebimentos tenham um documento fiscal em nome da empresa.
- A empresa pode optar por usar planilhas para realizar a conciliação, contudo vale ressaltar que tal procedimento manual pode tomar mais tempo e ser um pouco cansativo, uma vez que deverá ser lançado um a um, o que é passível de erros. Já outras empresas optam por utilizar software financeiro que realiza esse processo de forma automatizada.
Vejamos o exemplo da Trivos:
Diariamente realizamos a Conciliação Bancária dos nossos clientes. No sistema de controle financeiro sempre lançamos os pagamentos devidos e quando importamos o arquivo os lançamentos são sincronizados e identificados. Para dar um exemplo, vamos supor que um cliente esqueça de aprovar um agendamento. Então, no processo de conciliação tal problema é identificado e conseguimos reagendar.
Outro fator importante na conciliação é a possibilidade de identificar as tarifas bancárias, taxas de manutenção de conta, custo com TED/DOC/PIX (sim… o PIX para empresas tem taxas).
Quer saber mais sobre o assunto?
Entre em contato conosco.