Para começo de conversa, a palavra sustentabilidade deriva do latim sustentare, que significa sustentar, defender, conservar, cuidar, apoiar. A primeira vez em que o termo foi utilizado, da forma como o conhecemos hoje, foi em Estocolmo (Suécia) quando ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972.
Em relação à sustentabilidade empresarial, essa pode ser caracterizada como um conjunto de ações que uma empresa toma visando a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, uma empresa considerada sustentável ambientalmente e socialmente deve adotar atitudes éticas, além de práticas que visem seu crescimento econômico mitigando os impactos ambientais.
Além disso, cada vez mais consumidores estão buscando produtos e serviços de empresas que respeitam o meio ambiente. Nessa linha de raciocínio, a emissão de Nota Fiscal eletrônica é uma solução que toda empresa pode adotar em sua conduta organizacional visando colaborar com o desenvolvimento sustentável.
São várias as vantagens de implementação de NF-e, como redução de custos, redução do impacto ambiental e facilidades para gerenciar as transações de vendas online (e-commerce).⠀E esses são apenas alguns fatores de como a emissão de notas fiscais eletrônicas podem ajudar a sua empresa a ter impacto social, econômico e ambiental positivo em nossa sociedade.
Mas como eu posso emitir a NF-e?
Bem, antes de emitir sua nota fiscal você precisa seguir alguns passos:
- Inicie verificando a situação cadastral da sua empresa. Gerar a NF-e depende de uma série de pré-requisitos, por isso verifique o CNAE da sua empresa para saber se de fato é uma NFe que precisa emitir. Além da NF-e, existem também a NFC-e (nota fiscal do consumidor eletrônica) e a NFS-e (nota fiscal de serviços eletrônica).
- Como segundo passo, é necessário que sua empresa adquira um Certificado Digital, pois essa é a única forma de garantir que a NF-e foi emitida pelo único CNPJ autorizado para isso.
- É necessário fazer o cadastramento do CNPJ no SEFAZ. Em alguns estados, o credenciamento ocorre automaticamente assim que a empresa é criada. Tudo isto pois a SEFAZ precisa reconhecer o seu CNPJ como credenciado para emissão, autorização e validação da sua NF-e.
- Não se esqueça que precisará ter em mãos o CFOP (código fiscal de operações e prestações) e descrição dos produtos ou serviços (descrição, peso, quantidade, valor unitário, código e impostos incidentes), além é claro dos tipos de Impostos e os códigos de situação tributária.
- Para emissão de sua NF-e, contrate um software ou acesse o site da prefeitura, pois te ajudará muito no dia a dia. Sua empresa precisará de um sistema emissor de NF-e antes de poder começar a emitir. Busque a procedência da empresa antes de contratar um serviço de emissão de NF-e.
Já ouviu falar no BPO Financeiro? Essa é uma ferramenta que a Trivos Consultoria oferece a você, empreendedor, para ajudar na gestão das finanças de sua empresa. Neste serviço está contemplada a emissão de NF-e, para que você possa gerenciar seu negócio com mais inovação e sustentabilidade!
Ficou interessado? Entre em contato conosco que um de nossos consultores terá o prazer em atender as necessidades de sua empresa.
Muito obrigado e bons negócios!